Agências dos Correios de Boqueirão, Castelo e outras cidades da região irão ofertar serviços do INSS

Além delas outras 103 agências de cidades do Piauí, também ofertarão os serviços

17/10/2024 - 08:55

 Foto: Andrê Nascimento

Algumas agências dos Correios vão ofertar serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nas cidades de Boqueirão do Piauí, Jatobá, Cabeceiras, Capitão de Campos, Castelo e Cocal de Telha. A parceria foi anunciada nesta quarta-feira (16) após reunião entre o gerente-executivo do INSS em Teresina, William do Amaral Machado, e o superintendente estadual dos Correios do Piauí, Rêmulo de Oliveira Guimarães.

Além delas outras 103 agências de cidades do Piauí, também ofertarão os serviços. 

Os Correios vão permitir que segurados do instituto façam o requerimento de benefício por incapacidade temporária por meio do Atestmed, no Balcão Cidadão.

Visto que o INSS tem 31 agências no Piauí e que cinco delas estão em Teresina, o gerente-executivo do órgão na capital afirmou que a abrangência dos Correios, que tem mais de 230 agências no estado, vai ajudar no acesso da população aos serviços do instituto.

"É uma empresa que tem significativa infiltração no interior do Piauí. Agora, com os serviços que serão oferecidos, vamos chegar mais perto do público que precisa do INSS. Muita gente que não tem acesso à internet vai contar com essa contribuição dos empregados dos Correios", explicou William Machado.

Para o superintendente estadual dos Correios do Piauí, a parceria servirá também para aproximar mais a empresa da população. "É uma forma de chegarmos mais próximo do nosso público, com a promoção de cidadania e de melhoria da qualidade de vida de quem precisa dos serviços dos Correios e também do INSS", afirmou Rêmulo Guimarães.

A parceria foi testada no primeiro semestre do ano como projeto-piloto em duas cidades do Nordeste: Fortaleza e Aracaju. Na segunda (14), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e os presidentes do INSS, Alessandro Stefanutto, e dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, assinaram a ampliação dos locais de atendimento.

Agora, os segurados da Previdência Social podem fazer o requerimento do Atestmed - serviço on-line do INSS para conseguir, sem passar pela perícia médica presencial, o benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença - diretamente nas agências dos Correios.

Lá, o funcionário vai digitalizar a documentação e inserir os arquivos diretamente no sistema do INSS. Também é possível iniciar o requerimento no aplicativo MEU INSS ou pela Central 135 e finalizar a solicitação nos Correios.

Neste caso, será dado um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida. Outro serviço que estará disponível é o cumprimento de exigência, para situações de pendências documentais nos requerimentos de benefícios em que seja necessário o complemento de informações.

Fonte: CAMPO MAIOR EM FOCO