Tempo de propaganda em rádio e TV será definido nesta quinta em Teresina
A definição acontecerá em audiência realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral
22/08/2024 - 09:27
Durante a audiência, acontecerá o sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral em rede no primeiro dia de transmissão, bem como a distribuição do tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV, além da elaboração e aprovação do plano de mídia para a propaganda eleitoral através de inserções, e outras definições.
Foram convidados para a audiência os partidos políticos e os representantes das emissoras de rádio e TV da capital.
O horário eleitoral gratuito será transmitido a partir de 30 de agosto e seguirá até 3 de outubro, encerrando três dias antes do primeiro turno.
Divisão entre os partidos
De acordo com a Justiça Eleitoral, 90% do tempo da propaganda no horário eleitoral gratuito é distribuído proporcionalmente entre os partidos, conforme suas bancadas de deputados federais eleitas no último pleito. No caso de coligações para as eleições majoritárias, é considerado o resultado da soma do número de representantes das seis maiores siglas ou das federações que a integrem e, no caso das federações, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem.
Os outros 10% são divididos igualmente entre as legendas. O cálculo vale para os minutos diários de horário eleitoral e para as inserções. Em eleições municipais, o tempo é distribuído da seguinte forma: 60% para o cargo de prefeito e 40% por cento para cargo de vereador.
O Partido Liberal (PL), com 99 deputados, terá o maior tempo de propaganda eleitoral. Em seguida, vem a Federação Brasil da Esperança (PT, PcdoB e PV), com 81 parlamentares, e o União Brasil, com 59 representantes.