Sancionada lei que institui a campanha “Idosos Órfãos de Filhos Vivos”
Esta iniciativa busca destacar a importância de os familiares cuidarem do idoso
16/07/2024 - 09:19
O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei nº 8.445 em 10 de julho de 2024, instituindo a campanha "Idosos Órfãos de Filhos Vivos". Esta iniciativa busca destacar a importância de os familiares cuidarem dos idosos. A lei proposta pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí e publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (15).
A campanha "Idosos Órfãos de Filhos Vivos" será realizada todos os anos em outubro, fazendo parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Piauí. A escolha do mês é significativa, pois coincide com o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso, ambos celebrados em 1º de outubro.
O principal objetivo da campanha é "aumentar a divulgação e conscientização sobre a importância dos cuidados aos idosos, promovendo reflexões e ações preventivas". Ela também visa orientar, conscientizar, discutir e prevenir questões relacionadas aos cuidados com os idosos, abordando as consequências da negligência familiar.
A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) será responsável por organizar a campanha, promovendo eventos e palestras que incentivem a reflexão sobre a necessidade de cuidados aos idosos por parte dos familiares. O órgão também buscará parcerias com empresas privadas para aumentar o alcance e impacto da campanha.