Confira edital de seleção de artesãos para 18º Festival de Inverno de Pedro II
Artesão individual precisa ter no mínimo 18 anos completos
14/05/2024 - 16:38
Pedro II.Foto: Thiago Amaral
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), divulga o edital para a seleção de artesãos piauienses interessados em participar do 18º Festival de Inverno de Pedro II. Esse ano o festival acontece nos dias 30 de maio a 2 de junho de 2024, na Praça Domingos Mourão Centro Histórico - Pedro II.
Com 25 vagas para artesãos individuais, e cinco vagas para cadastro reserva, o objetivo é ocupar um espaço coletivo de 75m² para a divulgação e comercialização de produtos artesanais confeccionados por artesãos do Piauí no Festival.
De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a participação dos artesãos em feiras e eventos reflete a consolidação das políticas públicas para proporcionar o desenvolvimento socioeconômico da classe. “É importante que os artesãos se inscrevam e participem. O Festival de Inverno de Pedro II é um evento de grande importância cultural e econômica para o Estado. Além disso, essa é uma oportunidade de divulgar e comercializar as potências artesanais dos nossos artesãos”, destaca.
Os selecionados deverão arcar com as despesas, a exemplo de transporte, hospedagem, alimentação e embalagens. Ainda de acordo com o Edital, serão custeadas pela Sudarpi as despesas de transporte das mercadorias (ida e volta).
Para participar da seleção, o artesão individual precisa ter idade mínima de 18 anos completos na data da inscrição; possuir cadastro no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro (Sicab); Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade e que não faça parte de nenhuma entidade representativa (associação, cooperativa, entre outras).
As inscrições têm início, nesta terça-feira (14) e seguem até o dia 17 de maio, por meio de formulário on-line ou de forma presencial na Sudarpi, apresentando todos os documentos exigidos no edital.
Após o período de inscrição, será realizada a avaliação da documentação pela comissão de seleção que irá analisar se estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo PAB e pelo edital. O resultado final será divulgado no dia 24 de maio.