CASO JANAÍNA BEZERRA: assassino de estudante é condenado a 18 anos de prisão
Julgamento teve início na manhã de ontem e encerrou na madrugada deste sábado
30/09/2023 - 09:35
Chegou ao fim o julgamento de um dos casos de maior repercussão no estado do Piauí, o caso Janaína Bezerra. A estudante de jornalismo, de apenas 22 anos, teve o futuro brilhante interrompido após ser estuprada e assassinada por Thiago Mayson, então mestrando em matemática, durante calourada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no dia 28 de janeiro deste ano.
O acusado foi condenado a 18 anos anos e seis meses de prisão em regime fechado, pelos crimes de vilipêndio (menosprezo/desprezo) de cadáver e fraude processual. A defesa da vítima, no entanto, acreditava em uma pena de 70 anos, com base nas provas apresentadas, e deve recorrer.
O julgamento teve início na sexta-feira (29) e encerrou na madrugada deste sábado (30), a portas fechadas, nem a própria família da vítima pôde acompanhar a decisão. Isso porque vídeos gravados por Thiago após a vítima ter sido morta, foram mostrados na audiência. Mayson foi o último a prestar depoimento.
Decisão acontece após adiamentos
A decisão aconteceu após adiamentos. A última suspensão foi no dia 1º de setembro, quando o ex-advogado do goleiro Bruno, Ércio Quaresma, assumiu a defesa do acusado. Ele alegou que tinha assumindo o caso pouco antes do julgamento e pediu o adiamento da data marcada.
Já no dia 17 de agosto, o julgamento foi adiado por falta de jurados. O erro aconteceu, de acordo com a UFPI, por problema de encaminhamento a servidores que participariam do Júri Popular.
A estudante Janaína era conhecida pelos amigos e familiares como exemplo de garra e força de vontade. Além de cursar jornalismo, também era poetisa.