Governo do Piauí declara estado de emergência zoosanitária devido à gripe aviária
Terá uma validade de 180 dia
30/07/2023 - 07:47
O Governo do Piauí tomou a decisão de decretar estado de emergência zoosanitária em resposta à gripe aviária. Essa medida foi oficializada na edição de sexta-feira (28/07), do Diário Oficial do Estado e terá uma validade de 180 dias, seguindo a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária.
A assinatura do documento foi realizada pelo governador Rafael Fonteles, juntamente com o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, e o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. Cabe destacar que o Governo Federal já havia decretado a emergência zoossanitária em todo o território nacional em 22 de maio.
A gripe aviária, ou influenza aviária (H5N1), é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves silvestres e domésticas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o risco de contaminação entre humanos é considerado muito baixo, mas é possível ocorrer infecções por meio do contato com aves contaminadas.
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) tranquilizou a população em relação ao consumo de carne de frango e ovos, assegurando que eles permanecem seguros, respaldados por avaliações de instituições nacionais e internacionais de saúde.