Piauí registra queda de quase 30% nas mortes violentas
Operações foram realizadas na capital e interior
16/06/2023 - 12:10
O aperfeiçoamento dos processos e estratégias das forças de Segurança também começam a refletir na redução das mortes violentas intencionais (MVIs), a queda no mês passado foi de 29,73% na comparação com o mesmo período de 2022. A atenção da Secretaria tem se destrinchado pela investigação dos crimes, o trabalho ostensivo nas ruas do Piauí, tal como as operações, englobando os 224 municípios, descentralizando a atenção somente da capital.
Nesse âmbito, Chico Lucas pontua o papel do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) que têm promovido operações continuamente no front de combate não somente às facções criminosas, como também na atuação dos meliantes contra instituições financeiras. A descentralização vem mudando o panorama da segurança na capital e no interior.
“As ações em operações, em especial as do DRACO, contribuíram de maneira fundamental na interrupção da tendência de alta nas mortes violentas intencionais (MVIS) no Piauí. Houve uma redução dessas mortes em 29,73% em maio deste ano comparado ao mesmo mês em 2022. De janeiro a maio, houve queda de 2,45%, comparado ao mesmo período do ano passado. A descentralização do DRACO tem dado esses resultados positivos e esperados, e que podem ser vistos diariamente com as prisões de líderes criminosos no estado”, cravou.
O secretário explicita a reformulação estrutural promovida no DRACO, trazendo uma melhor organização e capacitação. “O trabalho de combate direto ao crime organizado contou com uma reformulação estrutural na parte administrativa e no aumento de efetivo. Os agentes passaram por treinamentos específicos voltados especialmente para essa área. Além disso, o DRACO não se restringe ao combate às facções, mas são amplas atribuições na apuração de crimes de alta complexidade como contra instituições financeiras, assaltos a bancos e sequestros”, consolidou