Rádio continua cativando jovens em meio às transformações tecnológicas

O rádio se tornou ainda mais presente em todos os lugares

05/06/2023 - 09:16

Uma pesquisa recentemente divulgada pela Edson Research nos Estados Unidos (EUA) revelou que o rádio FM/AM continua sendo o meio de comunicação preferido entre os jovens. Os dados demonstraram que 58% do público-alvo têm o rádio como sua escolha principal para consumo de conteúdo.

Em segundo lugar, com 26% de participação, estão os podcasts, que vêm ganhando cada vez mais espaço com sua forma envolvente e dinâmica de disponibilizar conteúdo. Completando o pódio, estão às plataformas de streaming com anúncios, que conquistaram a preferência de 17% dos jovens.

Dados do Inside Rádio 2022, estudo anual da Kantar IBOPE Media sobre o consumo de rádio no Brasil, revelaram que 83% da população brasileira ouve rádio, levando em consideração as 13 regiões pesquisadas regularmente pela empresa.

Segundo o estudo, três em cada cinco ouvintes sintonizam o rádio todos os dias, e 58% relataram consumir rádio na mesma quantidade ou mais nos seis meses anteriores à pesquisa. Em média, cada ouvinte passa cerca de 3 horas e 58 minutos ouvindo rádio diariamente.

A sociedade contemporânea é construída sobre a cultura do imediatismo e da pressa, onde as pessoas não querem esperar por nada. O rádio oferece exatamente isso: acesso rápido às informações. Com o avanço da tecnologia, o rádio se tornou ainda mais presente em todos os lugares, além de permitir a participação ativa do público por meio de mensagens de áudio.

Apesar do avanço tecnológico e das mudanças nos hábitos de consumo de mídia, o rádio continua desempenhando um papel fundamental na sociedade contemporânea. “É um veículo que transcende as barreiras do tempo e da tecnologia, continuando a desempenhar um papel relevante na área da comunicação", falou.

Segundo a pesquisadora e professora de Radiojornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Livia Barroso, o que mantém o interesse e a audiência desse veículo sonoro é sua capacidade de se reinventar. Mesmo com o surgimento de outras mídias, o rádio continua sendo um meio importante e relevante no mercado da comunicação. Portanto, os hábitos relacionados ao consumo de rádio têm se modificado ao longo das décadas.

Fonte: REDAÇÃO