Vice-Governador Themístocles Filho lança livro em evento na capital Teresina
Várias autoridades estiveram prestigiando
17/03/2023 - 08:58
O livro "Ícone do Diálogo: Uma trajetória na Democracia" que conta a trajetória política do vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, escrito por Carlos Máximo de Carvalho Barros e Francisco Chagas Viana, foi lançado nesta quinta-feira dia 16 de março, o evento aconteceu no Centro Cultural Sesc Cajuína em Teresina-Piauí.
A obra destaca a atuação de Themístocles Filho como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Piauí e seu legado como o parlamentar que por mais anos presidiu uma Casa Legislativa no Brasil, chegando a 18 anos consecutivos como presidente deste Poder.
O livro também relata a vida familiar de Themístocles e de importantes personalidades da história política do Piauí pós ditadura de 1964, com foco também na Assembleia Legislativa e suas particularidades atuais no estado.
O vice-governador Themístocles Filho em entrevista a Rádio Imperial FM destacou amizade e agradeceu ao escritor Carlos Máximo pelo comprometimento com a obra.
A produção do livro também contou com a colaboração do deputado estadual Wilson Brandão e do jornalista Zózimo Tavares. Segundo o escritor, o livro foi escrito com material que vem juntando há 40 e levou cinco anos de pesquisa para sua conclusão. Ele também informou que 20% do faturamento do livro deverá ser destinado para uma fundação não governamental.
Várias autoridades estiveram prestigiando o lançamento dessa obra, empresários, políticos, amigos, família, imprensa, inclusive o governador do estado do Piauí Rafael Fonteles, que destacou a grande amizade com o vice-governador.
Biografia
VICE-GOVERNADOR
Themístocles de Sampaio Pereira Filho
Filiação: Themístocles de Sampaio Pareira e Anatália Gonçalves de Sampaio Pereira
Natural: Teresina- Piauí
Formação acadêmica: Advogado
Cargos públicos:
Exerceu o cargo de Secretário da Justiça e Cidadania do Governo Alberto Silva.
Secretario Estadual de Segurança por dois mandatos consecutivos no Governo de Francisco Moraes Sousa ( Mão Santa)
Reformulou todo o Sistema Penitenciário do Estado do Piauí.
Presidente do Diretório Municipal do PMDB desde 1982 até 2001, passando a ser Presidente de Honra.
Em 1984. ficou na primeira suplência de deputado estadual, dividindo seu tempo entre a Secretaria de Articulação Municipal e a Secretaria de Justiça durante o primeiro governo Mão Santa, retornando a este último cargo após a reeleição do governador.
Vida política:
Eleito vereador em Teresina em 1982.
Deputado Estadual pela Assembleia Legislativa do Piauí (1986 a 1989)
Deputado Estadual pela Assembleia Legislativa do Piauí (1990 a 1993)
Deputado pela Assembleia Legislativa do Piauí (1994 a 1997)
Deputado pela Assembleia Legislativa do Piauí (1997 a 2000)
Deputado pela Assembleia Legislativa do Piauí (2000 a 2003)
Deputado pela Assembleia Legislativa do Piauí (2004 a 2007)
Deputado pela Assembleia Legislativa do Piauí (2008 a 2011)
Deputado pela Assembleia Legislativa do Piauí (2012 a 1014)
Deputado pela Assembleia Legislativa do Piauí (2015 – 2018)
Deputado pela Assembleia Legislativa do Piauí (2019 – 2022)
Themístocles de Sampaio Pereira Filho foi eleito em 2004 presidente da Assembleia Legislativa do Estado, cargo que ocupou por 18 anos.
Durante seu Mandato como Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, ampliou o Palácio Petrônio Portela, construindo o prédio anexo que hoje compreende a parte administrativa da Casa, ficando o Palácio antigo para os Deputados, Sessões e tudo que se diz respeito ao âmbito legislativo. Fundou a TV Assembleia do Estado do Piauí e a Rádio Assembleia. Fundou também o Cine Teatro da Assembleia, com capacidade para 200 pessoas com Foyer para Exposições, lançamentos de livros e eventos de forma geral.
Fundou ainda a Escola do Legislativo que hoje oferece cursos em várias áreas de atuação. Fundou o Centro Cultural do Dirceu Arcoverde, oferecendo cursos de capacitação à população mais carente. Fundou o Centro Esportivo do Monte Castelo destinado à população e aos funcionários legislativos. Determinou a reforma e modernização do Palácio Petrônio Portela, trazendo tecnologia de última geração e viabilizando o treinamento dos funcionários. Atualizou o Interlegis e hoje mantém uma equipe gabaritada e ativa em constantemente trabalho de capacitação e atualização. Fundou um Centro de Ensino no Monte Castelo com professores que atendia à população carente da região, com equipe de professores formada por funcionários da Assembleia Legislativa do Piauí, observando atentamente o potencial de cada a fim de melhor atender ao público piauiense de forma geral.
Construiu um Templo Religioso para missas e eventos, no prédio anexo. Transferiu o Prédio do Setor médico para a praça da Assembleia, reformando e ampliando, trazendo mais especialidades para o Setor. Fundou o Centro de Fisioterapia da Assembleia Legislativa do Piauí.