Sesapi diz que Pedro II é exemplo no combate a dengue
O coordenador veio saber do município as técnicas utilizadas
02/03/2023 - 13:51
Na manhã de quinta-feira (02), uma equipe da SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí) esteve supervisionando o serviço de endemias no município de Pedro II.
Francisco Moraes Técnico de Vigilância Ambiental que atua no controle das arboviroes: Chikungunya, febre do Nilo, dengue, chicugunha e outros. Segundo ele a razão da visita foi pelo motivo do município ter há bem pouco tempo uma alta incidência de contaminação por dengue, inclusive com um óbito notificado.
O coordenador veio saber do município as técnicas utilizadas para erradicar as contaminações; ações junto ao sistema de saúde local e prevenção fazendo uso inteligente do material disponível.
Segundo Francisco Moraes a cidade de Pedro II está dentro dos padrões exigidos de segurança, mas que a partir de abril, será feito um novo levantamento conhecido como Lira; é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.
Depois desse levantamento é que a SESAPI fará uma nova avaliação dos procedimentos para o município.
O Supervisor de Endemias de Pedro II Rubens Galvão, disse que Pedro II, devido ao esforço dos agentes e do compromisso em cumprir metas é que Pedro II tem se tornado referencia no enfrentamento das arboviroses no município.
Segundo a Sesapi Pedro II está dentro dos padrões exigidos e que, de todos os municípios supervisionados, Pedro II foi o único que cumpriu todos os itens em cem por cento.