Rafael Fonteles e Themístocles Filho são diplomados pelo TRE PI
Rafael Fonteles afirmou que 2022 foi uma eleição em que a democracia venceu
17/12/2022 - 08:53
O governador eleito Rafael Fonteles e o vice-governador Themístocles Filho, foram diplomados na noite desta sexta-feira (16), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), para o mandato 2023-2026. A solenidade aconteceu no auditório do prédio antigo do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Rafael Fonteles disse, ao chegar à solenidade, que trata-se de um momento de muita emoção. "Agora é reafirmar o nosso compromisso com o povo do Piaui", disse, enfatizando que a votação reafirma o compromisso de não decepcionar a população do estado.
Ele acrescentou que junto com os outros poderes vai lutar pela população e declarou que os poderes são independentes e acredita que a Assembleia Legislativa vai entrar em consenso para eleger o presidente.
Sobre a ação no Judiciário, ele disse que foi surpreendido, mas acredita no diálogo e disse que tomou medida de cautela ao pedir o adiamento da votação do orçamento na Assembleia e dependendo do resultado da ação afetará o orçamento.
"Tenho certeza que com diálogo e o trava dos procuradores do Estado ficará evidente que não há nenhuma pendência financeira entre Executivo e Legislativo", disse.
Ao chegar ao auditório, o senador eleito Wellington Dias destacou a importância desse momento e disse que logo ao ser diplomado vai a Brasília trabalhar pela aprovação da PEC da Transição.
Diplomação dos eleitos
As candidatas eleitas e os candidatos eleitos com mandatos de 1º de Janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026, para os cargos de Governador e Vice-Governador; Senador; Deputado Federal e Deputado Estadual, foram diplomados na solenidade.
O presidente do TRE Piauí, Erivan Lopes, abriu a solenidade e realizou a diplomação de Rafael Tajra Fonteles. Em seguida, o vice-governador eleito Themistocles Sampaio e o senador eleito Wellington Dias foram diplomados.
Após a diplomação dos cargos majoritários do Executivo e Senado, são chamados por ordem de votação os eleitos Julio César, Francisco Costa, Rejane Dias, Castro Neto, Julio Arcoverde, Florentino Neto, Flávio Nogueira, Átila de Melo Lira, Jadyel Alencar, Marcos Aurélio Sampaio, Castro Neto, Julio Arcoverde, Florentino Neto, Flávio Nogueira, Átila de Melo Lira, Jadyel Alencar, Marcos Aurélio Sampaio.
Os suplentes Merlong Solano, Margarete Coelho, Wilson Martins, Fábio Abreu, Elmano Ferrer, Samuel Silveira não compareceram.
Os deputados estaduais diplomados foram chamados. O primeiro foi Georgiano Neto, em seguida Severo Eulálio Neto, Thales Coelho, Pablo Santos, Flávio Nogueira Junior, Ana Paula de Araújo Mendes Santana, Wilson Brandão, Janaina Marques, Francisco Limma, Felipe Sampaio, Jeová Alencar, João Madison, Gustavo Neiva, Firmino Paulo, Gracinha Mão Santa, Helio Isaías, José Helio de Carvalho Oliveira, Marden Menezes, Henrique Pires, Fábio Novo, Bárbara Soares, Carlos Augusto Gomes de Souza, Nerinho, Vinicius Nascimento, Francisco José Alves da Silva (Franze), Aldo Gil. Rubens Vieira, Gil Carlos, Evaldo Gomes.