Adolescente com arma de CAC atira em três colegas dentro de escola no Ceará
O pai do suspeito e o dono da arma foram até a delegacia em Sobral
06/10/2022 - 09:47
Um adolescente de 15 anos foi apreendido na manhã desta quarta-feira (5) suspeito de atirar em três colegas dentro de uma escola estadual em Sobral (a 240 km de Fortaleza). Uma das vítimas foi atingida na cabeça e está em estado grave. As outras foram feridas na perna e de raspão na cabeça.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social no Ceará disse que a arma utilizada no crime está registrada em nome de um CAC (Colecionador, Atirador e Caçador).
Inicialmente, a polícia declarou que a arma pertencia ao pai do adolescente, que havia afirmado isso em depoimento. Mas, ao checar informações, descobriu-se que ela pertence a uma terceira pessoa, cuja relação com o jovem não foi informada.
O pai do suspeito e o dono da arma foram até a delegacia em Sobral para prestar depoimento.
Os disparos ocorreram na escola estadual de ensino médio Professora Carmosina Ferreira Gomes, no bairro Sumaré, segundo a Secretaria Estadual da Educação.
Dos três jovens feridos, um levou tiro na cabeça e está intubado na Santa Casa de Sobral. Segundo o hospital, há suspeita de morte encefálica, que precisa ser confirmada com exames.
Um segundo jovem, atingido na perna, recebeu atendimento no setor de ortopedia do hospital e não corre risco de morte. Ele passou por cirurgia e encontra-se em estado estável. A terceira vítima foi atingida por um tiro de raspão na cabeça e logo recebeu alta.
Informações preliminares da polícia apontam que, em depoimento, o adolescente contou que sofria bullying na escola e, devido a isso, teria premeditado o ataque.
Testemunhas relataram à policiais que o adolescente acessou a escola normalmente, com a arma escondida na mochila. Os tiros foram dados dentro da sala de aula e causaram pânico entre alunos e funcionários. O suspeito deixou o local, mas foi encontrado pelos policiais próximo da casa dele.
Segundo a polícia, ele é suspeito de um ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio.
A polícia apreendeu celulares e computador na casa do adolescente, e peritos vão analisar se ele pode ter sido incentivado por alguém a praticar o ato.
No país, o número de armas de fogo nas mãos dos CACs chegou a 1 milhão em julho deste ano. Essas categorias têm sido as mais beneficiadas por normas editadas na gestão Bolsonaro (PL) que facilitaram o armamento da população.
O crescimento foi de 187% em relação a 2018, antes do atual governo, segundo dados do Exército obtidos via LAI (Lei de Acesso à Informação) pelos institutos Sou da Paz e Igarapé.
O ataque em Sobral ocorre nove dias após um adolescente de 14 anos atirar em colegas e matar a facadas uma aluna cadeirante em uma escola em Barreiras (a 875 km de Salvador).
O jovem utilizou a arma do pai, um subtenente reformado da Polícia Militar do Distrito Federal, que disse que costumava guardar a arma debaixo do colchão.
Segundo o delegado responsável pelo caso da Bahia, Rivaldo Luz, a polícia investiga se o adolescente teria participado de ações semelhantes em outros estados. O jovem também propagava discurso de ódio contra minorias em uma conta nas redes sociais.