Focos de queimadas crescem 119% e Piauí termina julho em 7º lugar no Brasil

Focos de queimadas crescem 119% e Piauí termina julho em 7º lugar no Brasil

06/08/2022 - 06:20

Os focos de queimadas no Piauí seguem em alta. O estado fechou o mês de julho com um aumento de 119%, se comparado com o mês de junho. Com isso, o Piauí foi o terminou o último o mês na 7ª colocação entre no ranking de queimadas entre os estados brasileiros, segundo dados do Sistema de Monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Em junho de 2022, o Inpe registrou 256 focos de incêndio. Já no mês de julho esse número subiu para 561.

Os municípios que mais registraram foram:

Jerumenha -  61 focos

Floriano - 52 focos

Uruçuí - 50 focos

No ranking nacional, o Maranhão lidera o ranking com 2.170 focos de incêndio, seguido de Mato Grosso (1.919), Tocantins (1.710), Pará (1.681), Amazonas (1.428), Minas Gerais (990), e Piauí (561). 

Combate a incêndios no Piauí  

Como forma de prevenção, o Corpo de Bombeiros do Piauí iniciou a operação Guardiões do Bioma. A ação inclui a capacitação de brigadistas contratados e selecionados pelos municípios da região para combater os focos de incêndio. As áreas que receberão esses profissionais estão nas cidades de Uruçuí e São Raimundo Nonato, onde concentram as principais ocorrências. 

“Esses brigadistas serão nosso apoio e vão nos mostrar os locais onde há foco de incêndio e fazer a identificação dos ambientes nesses municípios, em caso de ocorrência. Uma equipe já está fazendo a capacitação desse pessoal na região de Uruçuí e São Raimundo Nonato”, disse o tenente-coronel José Veloso. 

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiro ainda citou que a preocupação com a região do Cerrado é maior por conta da condição climática deste tipo de bioma, sobretudo pela chegada antecipada do período seco, favorável ao surgimento de focos de incêndio. 

Fonte: tribuna em foco