Saiba qual o único distrito cearense que prefere a anexação ao Piauí

Os Estados travam uma disputa secular no Supremo Tribunal Federal

28/06/2022 - 09:28

Durante a audiência pública em Poranga (CE),  nesta segunda-feira, 27 de junho,  o coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) Luís Carlos Mourão destacou que o foco da reunião foi direcionado principalmente aos moradores do distrito de Cachoeira Grande. 

De acordo com ele, esse distrito é o único que prefere ser do Piauí, e não do Ceará. “Cachoeira Grande tem mais proximidade com a cidade de Pedro II, do Piauí, aproximadamente cinco km de estrada asfaltada. Já para chegar ao município de Poranga, mais próximo do Ceará, é cerca de 26 km de estrada de chão. Por isso, quando eles precisam recorrer às políticas públicas, eles preferem ir ao Piauí”, explica.

Mourão acrescentou ainda que Poranga foi o município escolhido para a audiência pois, segundo estudos, seria a única região que perderia sua totalidade de área para o Piauí. Para ele, a população não está ciente da problemática de perda dessas comunidades para o Piauí, por isso é preciso conscientizar a todos.

“Estamos fazendo um georeferenciamento de todos os equipamentos existentes em Poranga, que, com suas 106 comunidades, seriam afetadas e prejudicadas diretamente. Com isso, estamos vigilantes para que o estado do Piauí não construa nada nessas áreas e, futuramente, não venha a reinvidicar nenhum direito”, reiterou.

Os Estados travam uma disputa secular no Supremo Tribunal Federal (STF), ao todo, terras de 13 municípios cearenses podem ser anexadas ao Piauí.

Fonte: MEIO NORTE