Moradores de Campo Maior denunciam que margem de açude se tornou ponto de abandono de animais

22/06/2022 - 09:38

Moradores das proximidades de um açude situado no Bairro Parque Estrela em Campo Maior, que o local se tornou um ponto de descarte de animais como cães e gatos, filhotes ou adultos acometidos por doenças, que são depositados ali para morrer. 

"A cada dia que passa 'tá' só aumentando o abandono de animais aqui no Parque Estrela, em direção ao açude", declarou uma moradora da Av. São Tomás Aquino. 

Maus tratos

Além dos casos de abandono há ainda denúncias de maus tratos a esses animais, que depois de abandonados ficam perambulando pelas calçadas em busca de alimento. 

A mesma moradora mencionada acima, conta que há cerca de 20 dias encontrou uma cadela próximo a sua residência com o lombo todo acometido de queimaduras, com lesões típicas de queimadura por água fervente. 

Um outro caso triste e grave é de um cão que foi encontrado amarrado a um arbusto nas margens do açude, deixado ali para morrer sem comida e sem água. Vários outros casos foram relatados dando conta de cães jogados dentro de sacolas, com bicheiras e em situação de extrema penúria. 

Com a ajuda de protetores de animais do município grande parte desses cães foram resgatados, tratados e direcionados para a adoção. 

"Vermelhinha" é uma das cadelas que foram encontradas abandonadas no local. A mesma era só pele e osso, mas, graças ao carinho e dedicação dos cuidadores, ela teve uma segunda chance e hoje vive feliz sob os cuidados de uma tutora. 

A cadela encontrada com o lombo coberto de queimaduras está sofrendo também de convulsões, mas está em tratamento e foi adotada. Ela recebeu da nova tutora o nome de Valentina, por estar se mostrando uma cachorra muito valente e com muita vontade de viver. 

Abandonar ou maltratar animais é crime

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial. 

Segundo o Chefe de Cartório da 5ª Delegacia Regional de Campo Maior, Baker Martins, caso algum morador identifique alguém abandonando animais deve ligar imediatamente para o 190 relatando o caso para que uma viatura policial possa ir até o local e conduzir o acusado até a delegacia. 

 

Fonte: 180 GRAUS