Chefe do Cartório Eleitoral de Pedro II faz alerta sobre fake news nas eleições
“O título eleitora só pode ser cancelado por ordem judicial
03/06/2022 - 11:53
As eleições gerais no Brasil em 2022 estão agendadas para o dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, onde houver. Nesses dias, serão eleitos o presidente, o vice-presidente e o Congresso Nacional. As eleições para governadores e vice-governadores, Assembleias Legislativas Estatais e Câmara Legislativa do Distrito Federal ocorrerão na mesma ocasião.
O Tribunal Superior Eleitoral estima que Brasil tenha 148 milhões de eleitores nas eleições, o que coloca o país como a segunda maior democracia do hemisfério ocidental e uma das maiores do mundo. Além disso, o cadastro de novos eleitores bateu recorde. Mais de 02 milhões de jovens entre 16 e 18 anos tiraram seu título de eleitor até 5 de maio um aumento de 47% em relação ao mesmo período das eleições gerais de 2018.
O chefe do Cartório Eleitora de Pedro II Carlos Junior, disse em entrevista ao Jornal da Imperial que o eleitor pode ficar tranquilo em relação à segurança das urnas eletrônicas no país que são auditáveis. “A urna funciona como um gravador e não tem como acessar via internet e, portanto, não há como mudar o resultado das eleições”, disse.
Em relação ao cancelamento do eleitoral só pode ser cancelado depois de três turnos consecutivos sem uso ou três eleições. Outra forma é o endereço do eleitor não constar no local em que foi firmado, nesse caso se configura fraude e o documento pode ser cancelado.
“O título eleitora só pode ser cancelado por ordem judicial mediante as condições citadas aqui” disse Carlos Junior.