Período das chuvas aumenta doenças causadas por moscas e mosquitos
Dengue e virose da mosca “atacam” piauienses
12/03/2022 - 08:31
Você já ouviu falar dos vetores volantes? Moscas e mosquitos, como o Aedes aegypti, vetor da dengue, podem levar doenças, literalmente, pelo ar. No período das chuvas, onde a reprodução desses insetos é maior, o número de pessoas afetadas por doenças provocadas por eles também aumenta.
O Piauí já registrou o primeiro óbito ocasionado pela dengue em 2022, por exemplo. O indivíduo que teve morte confirmada pela doença era de Teresina.
De acordo com o 8° Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), houve um aumento de 236,9% de possíveis casos da doença.
Julio Victor, autônomo de 25 anos, que mora no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, está com dengue.
Mosquito da dengue
O mosquito da dengue gosta de água parada e limpa. Daí a necessidade da população de combater o foco do mosquito para evitar a proliferação. Ocimar Alencar, supervisor de Entomologia da Sesapi, alerta para os cuidados.
Chikungunya
O Boletim ainda apresenta os números referentes a chikungunya, uma arbovirose que também é transmitida por mosquito. O Piauí apresenta um aumento de 86,7% em relação ao mesmo período de 2021. O Estado não apresenta óbitos pela doença desde 2018.
Virose da mosca é comum nesse período
O início do ano é caracterizado pela estação chuvosa, que favorece o aparecimento de doenças. Uma, em específico, chama bastante atenção. Conhecida cientificamente como Doença Diarreica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, a virose da mosca ganhou este nome devido ao crescente aparecimento de moscas no período chuvoso do ano.
É o que alerta Matheus Oliveira, médico clínico e gastroenterologista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "As moscas pousam em áreas contaminadas e depois em alimentos, podendo transportar microrganismos que levam doenças para dentro de sua casa", aponta.
Durante os meses de janeiro a março, a proliferação de moscas e mosquitos aumenta em razão das condições de temperatura e umidade. Os sintomas da chamada "virose da mosca" incluem vômito e diarreia inesperada, podendo deixar o doente em uma situação constrangedora.
O tratamento é baseado no suporte e controle de sintomas, além de hidratação vigorosa com líquidos comuns como água, sucos e chás e preparações de soro de reidratação.