Piauí teve o 3º maior crescimento de crimes violentos no país em 2021
No restante do país, houve redução.
21/02/2022 - 08:09
O Piauí teve o 3º maior crescimento de crimes violentos no país em 2021, na comparação com o ano de 2020. Em todo o Brasil, apenas sete estados tiveram crescimento no índice. No Piauí, o aumento foi de 11%. O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo o levantamento, o Piauí teve o terceiro maior crescimento do país na somatória de crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Em números totais, foram 780 vítimas desses crimes em 2021, o que representa duas vidas tiradas por dia no estado. Em 2020, foram cerca de 80 mortes a menos.
Facções e onda de assassinados no litoral
Novembro e dezembro foram os meses com maior índice de crimes, sendo mais de 80 por mês. Nesses meses, os homicídios explodiram no litoral do Piauí. Em Parnaíba, que em 2020 registrou 31 mortes, teve mais de 80 pessoas assassinadas no ano seguinte.
Na época, o secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, declarou que o aumento impressionante aconteceu principalmente por conta da disputa, pelo controle do tráfico, por parte dede facções criminosas de outros estados que tentavam se instalar no litoral do Piauí.