Fogos assustam cavalos da Expoapi, que fogem e são atropelados em Teresina; 1 animal morreu
O uso de fogos com barulho está proibido no estado desde 1º de dezembro
09/12/2021 - 09:08
Um cavalo morreu depois de fugir da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), na noite dessa quarta-feira (8). O uso de fogos de artifício com barulho assustou vários animais que fugiram da feira, invadiram a BR-343 e foram atropelados. Imagens feitas pelo público da feira mostram carros destruídos e animais bastante feridos. Não houve pessoas feridas.
Segundo Simone Pereira, secretária estadual do agronegócio e empreendedorismo rural, cerca de 10 animais fugiram durante o show do cantor Anderson Rodrigues.
Os cavalos eram de várias pessoas e estavam sendo utilizados no circuito de vaquejada que estava ocorrendo no evento. Durante a fuga, quando foram atingidos por carros, um deles morreu e outro ficou bastante ferido. Os outros oito foram recapturados e alocados novamente dentro do espaço da feira.
O uso de fogos com barulho está proibido no estado desde 1º de dezembro, quando o governador Wellington Dias (PT) sancionou lei de nº 7.643 que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí. Ficaram permitidos fogos que não fazem barulho e possuem apenas o efeito visual.
Em nota, a Secretaria Estadual do Agronegócio e Empreendedorismo Rural informou que os fogos não foram utilizados pela organização do evento e que as providências sobre o problema estão sendo tomadas.