Piauí registra 12 mortes por câncer de pênis em 2020, aponta dados do Inca

Brasil está entre os cinco países do mundo com o maior número de ocorrências

13/11/2021 - 09:37

O câncer de pênis ainda afeta milhares de homens no Brasil. Embora evitável, a doença atingiu mais de 10 mil brasileiros entre os anos de 2016 e 2020. O Piauí registrou 12 mortes pela doença, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Este tipo de câncer deixa sequelas físicas e psíquicas nos homens. Junto com Quênia, Uganda, Egito e Índia, o Brasil está entre os cinco países com maiores registros deste tipo de câncer, que está relacionado com a má higiene íntima e o não uso de preservativo.

Incidências

Segundo Valdite Leão, da coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), de acordo com dados epidemiológicos do Instituto Nacional de Câncer (INCA), as maiores incidências desse tipo de câncer ocorrem no Maranhão, Pará, Piauí, Pernambuco e Bahia. “Em 2020 tivemos 12 casos de câncer de pênis dos 4567 registrados em todo o Brasil. Quando se fala em câncer de pênis, logo lembramos do principal fator de risco, que é o HPV”, explica.

Má higiene

Este tipo de câncer é mais frequente em idosos com mais de 60 anos, mas também pode acontecer em jovens, especialmente em homens fumantes, que façam má higiene da região íntima ou que tenham contato íntimo sem camisinha, por exemplo.

Pablo Mattos, urologista, explica que a doença está ligada a uma questão econômica e social. 

Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de pênis apresenta elevada taxa de cura. No entanto, mais da metade dos pacientes demoram até um ano após as primeiras lesões aparecerem para procurar o médico.

 

 

Fonte: Meionorte