Comitiva apresenta à Presidência do TJ-PI experiências obtidas após visita ao Museu do Judiciário Cearense

Comitiva apresenta à Presidência do TJ-PI experiências obtidas após visita ao Mu

15/09/2021 - 10:31

Integrantes do Programa Gestão Documental, Memória e História do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Prodoc) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (14/09) com o presidente do TJ-PI, Desembargador Oliveira.

O grupo apresentou um relatório com as principais impressões obtidas quando da visita ao Museu do Judiciário do Ceará e ao Memorial do Poder Legislativo, Assembleia do Ceará.

Segundo o Desembargador Brandão de Carvalho, a visita ao TJ-CE foi muito proveitosa, pois puderam perceber como se constituem os memoriais que relatam para a posteridade, passado, presente e certamente o futuro da história do povo cearense. A ideia, de acordo com o Decano, é fazer algo semelhante no Piauí.

“Após nossa viagem era importante relatarmos a experiência vivida no judiciário cearense. O presidente Oliveira foi bem receptivo e tomou conhecimento de nossas ações. Com certeza esse nosso museu será uma referência para todo o nordeste e todo o Brasil. Como presidente do museu, estou determinado a fazer um grande trabalho, sobretudo, após minha aposentadoria, momento em que terei muito mais tempo para esta missão”, afirmou o Desembargador Brandão de Carvalho.

Estiveram na comitiva ao Ceará, além do Desembargador Brandão de Carvalho, o Desembargador Olímpio José Passos Galvão (supervisor do Núcleo de Memória Judicial), Germana Leal de Sousa (superintendente), e os servidores José Edymar Benício da Silva e Kelly Carvalho Lopes Silva.

SOBRE O MUSEU
com previsão de inauguração da primeira etapa ainda em 2020, o Museu do Judiciário Piauiense tem o objetivo de preservar a memória e as narrativas do poder judiciário no estado do Piauí, e mostrar a sociedade os caminhos que consolidaram a Justiça nos dias de hoje. A sociedade em geral pode fazer parte dessa construção doando objetos para o acervo através do link http://www.tjpi.jus.br/pesquisas/surveys/36/answer

Fonte: tjpi.jus.