Corpo de Bombeiros e brigadas civis combatem incêndios em Milton Brandão e Valença do Piauí
Brigadas ainda buscam apagar incêndio na margem da BR-316
06/09/2021 - 08:56
Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas municipais continuam combatendo incêndios que atingiram as vegetação diversos pontos de mata espalhados pelo Piauí. Em Valença do Piauí, dois incêndios foram controlados no final de semana, mas um continua a queimar a vegetação na margem da BR-316. Em Milton Brandão, brigadistas construíram aceiros para evitar o avanço do fogo pelas serras que separam o Piauí do Ceará.
A Brigada de Incêndio de Valença do Piauí e equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí conseguiram controlar dois incêndios que atingiram a região durante o final de semana. As equipes trabalham agora para controlar um terceiro fogo de incêndio, que começou neste domingo (5) nas margens da BR-316. Segundo o secretário de meio ambiente da Prefeitura de Valença do Piauí, Adnan Lima Torres, os focos de incêndio começaram a atingir a região há cerca de duas semanas.
Os maiores focos, que atingiram a Fazenda Velha, foram controlados neste sábado (4). A área atingida pelo fogo ultrapassa 20 quilômetros de mata.
Nesta sexta-feira (3) e sábado (4), a situação ficou mais grave na localidade Barrinha, onde o fogo se aproximava das casas dos moradores. As famílias deixaram as residências até que o incêndio foi controlado. Neste domingo (5) as pessoas puderam volta às suas casas.
De acordo com o secretário de meio ambiente, os focos são causados por agricultores da região, que nesta época do ano, queimam a vegetação dos seus terrenos para deixá-los prontos para um novo plantio, ou para incinerar entulhos. Soma-se a isso os baixos níveis de umidade que atingem a região. “Estamos focando muito no trabalho de conscientização das pessoas. Os incêndios são provocados, não com má intenção, para o preparo das terras. Só que os agricultores acabam perdendo controle, e o fogo toma essa proporção”, disse.
O secretário informou que a secretaria mantém uma equipe de profissionais, que conta com engenheiro agrônomo, biólogo e engenheiro florestal, para orientar os agricultores sobre formas seguras de limpar o terreno. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (89) 99934-6334. A Brigada de Incêndio da cidade pode ser acionada pelo telefone (89) 9974-3040.