Juiz Manoel de Sousa Dourado é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí
O novo desembargador assume a vaga de José Francisco do Nascimento
30/08/2021 - 21:26
O juiz de direito Manoel de Sousa Dourado foi eleito o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí. A votação ocorreu durante sessão extraordinária, realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (30).
O magistrado foi escolhido dentre oito candidatos que concorriam pelo critério de merecimento. O juiz alcançou a maior pontuação dentre os concorrentes, com atribuição de 183,07 pontos.
O novo desembargador assume a vaga de José Francisco do Nascimento, que se aposentou em 4 de julho deste ano. A solenidade de posse do novo desembargador deve ocorrer nesta quarta-feira (1º), às 11h.
Após o anúncio do resultado, o juiz Manoel Dourado relembrou os vários caminhos que trilhou até chegar ao cargo de desembargador e agradeceu o apoio dos colegas. O magistrado eleito durante esses oito últimos meses assumiu a função de juiz auxiliar da Presidência.
Currículo do novo desembargador
Manoel de Sousa Dourado é bacharel em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O magistrado ao tempo em que fazia o curso, trabalhava como oficial de justiça, no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e, depois, como bancário da Caixa Econômica Federal.
Ele advogou por pouco tempo e logo, por concurso público, ingressou na magistratura estadual, em 4º lugar. Assumiu o cargo, como juiz adjunto, na Comarca de Francisco Santos, em 1987. Depois, foi promovido a Juiz de Direito titular das Comarcas de Nossa Senhora dos Remédios, Pedro II, Piripiri e Parnaíba.
No ano de 2003, chegou a Teresina como Juiz Auxiliar de Entrância Final e, logo depois, passou a titular do Juizado Especial Cível e Criminal - Zona Leste II - UFPI. Ele desempenhou várias atividades em auxílio à administração superior do Poder Judiciário do Estado do Piauí e do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
Manoel de Sousa Dourado é Professor selecionado da Escola Judiciária do Piauí (EJUD), onde ministra cursos de formação inicial e continuada para Juízes de Direito, Juízes Leigos, Conciliadores, Mediadores, Servidores e colaboradores do TJPI. É, também, professor convidado da Escola da Magistratura do Piauí (Esmepi). Ele também é membro da Academia de Letras da Magistratura do Piauí (Almapi), como titular da Cadeira 25.