Em nota, Ministério detalha como Piauí deve aplicar 3ª dose da vacina contra a covid
O Ministério da Saúde enviou nota técnica à Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi
27/08/2021 - 10:42
O Ministério da Saúde enviou nota técnica à Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmando a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 no país. Com isso, o Piauí está autorizado a iniciar a vacinação, assim que as doses forem disponibilizadas. Na nota, o MS justifica que a escolha do grupo de idosos de 70 anos e imunossuprimidos para iniciar a campanha se deu por este público apresentar menor proteção pelo esquema padrão de vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes.
Segundo a Sesapi, o Ministério considera que essa parcela da população continua sendo a que é mais acometida das formas graves da Covid-19 com indícios de ascensão nas taxas de hospitalizações e óbitos. Por isso, a necessidade de uma dose de reforço.
A Nota Técnica explica que a dose de reforço será administrada a partir do dia 15 de setembro de 2021 preferencialmente com a vacina da Pfizer. De maneira alternativa, vacinas da Janssen ou Astrazeneca. As pessoas com mais de 70 anos devem tomar a dose de reforço seis meses depois da última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. Os imunossuprimidos vão receber a dose de reforço com um intervalo de 28 dias depois que tomaram a segunda dose ou dose única.