Juiz retira sigilo do processo contra acusados de matar Izadora Santos

A decisão do juiz Diego Ricardo Melo Almeida, da 2ª Vara da Comarca de Pedro II

24/07/2021 - 08:43

O juiz Diego Ricardo Melo de Almeida, da 2ª Vara da Comarca de Pedro II, determinou nessa quarta-feira (21) a retirada do sigilo do processo contra o jornalista João Paulo Santos e a mãe, Maria Nerci dos Santos, acusados do assassinato da advogada Izadora Santos, ocorrido em 13 de fevereiro de 2021, na cidade de Pedro II.

O pedido da quebra do sigilo foi feito pelo Ministério Público do Estado do Piauí. O sigilo havia sido decretado desde o início das investigações tendo em vista a necessidade da preservação das diligências que envolveram o contexto fático, tudo isso somado a repercussão negativa do caso na sociedade local, aliado ainda à necessidade de proteção dos direitos fundamentais da advogada, bem como de seus familiares, sobretudo, dos seus filhos.

“Porém, tendo havido pedido expresso da acusação não rebatido pela defesa, e já tendo sido esgotada a fase instrutória, motivo principal de sua adoção, outra alternativa não resta a não ser a retirada do sigilo por parte do Juízo”, destacou o magistrado.

Por fim, o juiz decidiu que “sendo a publicidade e o interesse público à informação a regra dos atos processuais, acolho o pedido ministerial não rebatido e retiro o sigilo dos autos”.

Pronúncia

O juiz Diego Ricardo Melo de Almeida ainda pronunciou o jornalista e a mãe para que sejam submetidos a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri pelo homicídio triplamente qualificado contra Izadora Santos Santos, combinado com feminicídio.

Fonte: gp1