Por que um app chinês de vídeos para jovens patrocina o ‘JN’
TikTok investe milhões no telejornal usando imagem de atriz que processa a Globo
14/06/2021 - 17:40
Desde o fim de 2020, o ‘Jornal Nacional’ estava sem patrocinador oficial. A empresa de crédito Crefisa não renovou o contrato para aparecer na vinheta de oferecimento, na abertura e no encerramento do telejornal.
Neste ano, o custo mensal para a marca seria de R$ 15 milhões, de acordo com o mercado publicitário. Cinco meses depois, o ‘JN’ ganhou novo patrocínio que está dando o que falar.
O app chinês de vídeos TikTok passou a anunciar o telejornal de maior audiência do País, com 50 milhões de telespectadores toda noite. A ação estimula o público a baixar o aplicativo, produzir conteúdo e ganhar dinheiro com isso. A presença da plataforma causou estranhamento por se tratar de um produto digital focado em jovens abaixo de 20 anos, longe do perfil médio de quem vê assiduamente o principal jornalístico da Globo.
Conclui-se que o TikTok quer atingir outras faixas etárias e se popularizar ainda mais. Até pouco tempo, o app crescia basicamente pela repercussão produzida por quem o usa e pelo espaço na imprensa aos tiktokers que viraram celebridades.