Secretaria de Segurança do Piauí lança Campanha de Coleta de DNA
No Piauí, há pelo menos 100 ossadas humanas sem identificação
07/06/2021 - 15:46
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou na manhã desta segunda-feira (07) o lançamento da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, que ocorrerá entre os dias 14 e 18, com dia D em 16 de junho.
De acordo com o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, a campanha tem como objetivo fazer com que os familiares façam a doação do material genético, de forma voluntária, para inclusão na base do Banco Nacional de Perfis Genéticos, possibilitando, portanto, a identificação de pessoas.
“Hoje estamos formando em todo o Brasil uma rede para prestar essa assistência. Nós temos somente no Piauí 100 vestígios de ossadas que precisam de uma vinculação para identificar, através de DNA, quem são essas pessoas. Existe a necessidade dessa campanha e hoje estamos com o objetivo de fazer a coleta de vestígios de DNA em todo o Estado do Piauí. Já identificamos alguns locais que foram divulgados e esses familiares vão ter o acesso para fazerem também o seu DNA para, depois, fazerem a comparação. Existem casos de pessoas que desapareceram no Piauí e são encontradas ossadas em outros estados. Nós temos uma delegacia com atribuição em todo o Estado, que é a delegacia de Desaparecidos do DHPP, mas recentemente não tínhamos nem o instituto de DNA. Estamos montando essa estrutura, de pouco a pouco, de acordo com a capacidade de receita para poder expandir. Com a admissão desses novos peritos, que fizemos agora no início do ano, de 25, e talvez mais 30 em junho, vamos poder realizar esse tipo de procedimento no interior, independente de ter ou não o instituto”, explicou.