Piripiri, José de Freitas e mais 5 cidades já podem ter processos na justiça 100% eletrônicos

Cidades já podem ter processos na justiça 100% eletrônicos

30/04/2021 - 10:27

O sistema ‘Juízo 100% Digital’, Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), já está implantado inicialmente em sete Unidades Judiciárias do estado.

O grande benefício desta inovação tecnológica, que contempla uma das diretrizes na nova gestão, é que nestas Unidades as partes já podem pedir para o juiz que seu processo se torne 100% eletrônico.

Neste sentido, as novas ações nestas Unidades Judiciárias já podem iniciar 100% de forma virtual, desde sua Petição Inicial.

Para a Presidência do TJ-PI, tal mecanismo representa um avanço significativo no processo de prestação de justiça à sociedade. Instrumento eficiente, tal qual o Balcão Virtual.

Sobre o Juízo 100% Digital:

Com o Juízo 100% Digital o cidadão contará com a tecnologia para ter acesso à justiça sem a necessidade de comparecer fisicamente aos Fóruns, já que todos os atos processuais serão feitos por meio eletrônico e remoto, via internet. Até mesmo as audiências e sessões de julgamento devem ocorrer por videoconferência e terão valor jurídico equivalente às presenciais.

A adoção do Juízo 100% Digital, não altera outras competências do TJ-PI. Pelo contrário, deve conduzir os serviços de forma mais rápido e eficiente quando as partes interessadas nos processos estiverem de acordo quanto à modalidade digital.

“Se trata de um projeto importante que veio em um momento oportuno em que estamos vivenciando com a pandemia ocasionado pelo coronavírus e, certamente, será um grande avanço para o judiciário piauiense, e também para o jurisdicionado, advogados, promotores, procuradores e defensores públicos”, ressalta o Desembargador Olímpio José Passos Galvão, Coordenador do Opala Lab, Laboratório de Inovação do TJ-PI.

O novo modo de trabalho representa uma inovação dos tribunais brasileiros e segue a estrutura normativas formadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A inovação tecnológica será apresentada, oficialmente, para a sociedade piauiense pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Desembargador Oliveira, pelo Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, juntamente com Coordenador da Opala Lab, Desembargador Olímpio José Passos Galvão, nesta terça-feira, às 10 horas, no canal do TJPI no YouTube.

Fonte: longah.com/