A maioria das pessoas acreditam que os costumes da Semana Santa não são respeitados
A maioria que responderam enquete acreditam que os costumes não são preservados
01/04/2021 - 09:03
A Semana Santa é uma tradição importante para católicos de todo o mundo. No Piauí, esse período traz consigo algumas outras tradições que foram passadas de uma geração para outras e são seguidas até os dias de hoje. No geral, este período é para gente pensar a vida, ser solidário com quem está sofrendo e se aproximar de Deus.
A Imperial Fm realizou uma enquete com a seguinte pergunta: As pessoas estão preservando os costumes da Semana Santa? 88,2% afirmaram que não; apenas 11,8% afirmaram que sim. Abaixo está descrita algumas tradições comuns neste período.
Não varrer a casa
Muitos fiéis não varrem a casa durante esse período o motivo é mais simples do que se imagina. “As pessoas não se preocupam em varrer a casa em um dia de velório por exemplo. Então não se varre casa na Semana Santa porque essas pessoas querem não se preocupar com nada apenas com Jesus, é uma atitude de luto.
Não beber cerveja
Para a Igreja Católica, a Semana Santa é um período de reflexão no qual os católicos devem pensar em Cristo e se dedicar ao jejum. Esse jejum não se restringe apenas a comida, podendo ir muito além. Há padres que defendem jejum de televisão, internet ou qualquer atividade que possa distrair o fiel desse momento. A Semana Santa não é feriado, é um período de viver a dor de Jesus na cruz e renascer com ele.
Não tomar banho
Difícil acreditar que em um Estado de altas temperaturas como o nosso alguém possa abrir mão dos banhos, não é mesmo?! Mas entre alguns católicos esse é um costume obrigatório durante a Semana Santa. As pessoas deixam tudo para se dedicar ao luto.