PIOCERÁ:No primeiro dia de prova piloto de Pedro II fica em 2º lugar

PIOCERÁ:No primeiro dia de prova piloto de Pedro II fica em 2º lugar

27/01/2021 - 10:59

O Rally Piocerá 2021 começou para valer nesta quarta-feira (27/1). A 34ª edição da tradicional prova off-road nacional partiu no primeiro dia de Teresina (PI) rumo a Piripiri (PI). Os competidores das motos, carros, quadriciclos e UTVs (espécie de buggy) percorreram cerca de 250 quilômetros. Já os atletas das bikes  pedalaram em um circuito de 109 quilômetros. Destaque para a variedade de terrenos, passagem por locais tradicionais e turísticos da região do Piauí.

A largada promocional  foi dado nesta terça(27) no Jockey Clube de Teresina. Sem público, devido à pandemia de Covid-19, o evento de apresentação de todos que vão encarar a prova foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube Rally Piocerá/Cerapió. Neste ano, a disputa reúne 419 competidores, sendo 147 nas motos, 141 nos carros, 116 nas bikes, dez nos UTVs e cinco nos quadriciclos.

Entre os participantes de moto rally tem um representante de Pedro II, o empresário Djavan Loyola proprietário da DLF CRED que participa pela terceira vez na categoria júnior e nesse primeiro dia de prova ficou em segundo lugar. Em entrevista a nossa reportagem o piloto Djavan Loyola disse está muito feliz por ter alcançado esse resultado no primeiro dia de prova, já que o objetivo era está entre os 5 primeiros colocados.
 

Motos – Teresina (PI) a Piripiri (PI) - 256 km – 7h05min de prova
Logo no começo, as motos já pegam uma trilha com alto grau de dificuldade, com algumas pedras, areias, passagem no meio das carnaúbas, ajustadas para o piloto andar o tempo todo com adrenalina. Haverá subidas de serras na região de Altos (PI) e descidas com vários degraus, cavas, o que vão exigir muita pilotagem e coragem. Na segunda parte do dia, até Campo Maior (PI), a competição passa pelo Vale dos Dinossauros. Por mais que o local seja conhecido, a trilha será diferente, trechos novos, degraus de pedras e bastante navegação. Na terceira parte, até Cocal de Telha (PI), os competidores vão encarar muita areia, piso fofo e média apertada para o piloto andar na técnica e não perder tempo. O trecho final, até Piripiri (PI), terá novamente piso de areia, vegetação nativa, travessia de rios, pedras e estradas velhas abandonadas.

Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – Teresina (PI) a Piripiri (PI) - 258 km – 7h57 min de prova

A caravana deixa Teresina em direção a Altos (PI) em um trajeto de estrada. De Altos para Campo Maior (PI) começam alguns trechos de areia e muitos balaios. Após passar pelo monumento Batalha do Jenipapo, os competidores pegam uma trilha com mais balaios até chegar em Cocal de Telha (PI). Depois, a prova entra em estradas de mata fechada e natural, com balaios até chegar no Açude Caldeirão, em um lugar chamado Banda, que fica a oito quilômetros de Piripiri.

 

Programação Rally Piocerá 2021

28/1 – quinta-feira – 2º dia
Motos
 – Piripiri (PI) a Ubajara (CE) - 187 km – 5h20min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – Piripiri (PI) a Ubajara (CE) - 207 km – 6 horas de prova
Bikes - Circuito em Guaraciaba do Norte (CE) - 83 km, com 1.700 m de ascensão

29/1 – sexta-feira – 3º dia
Motos – Ubajara (CE) a Canindé (CE) - 320 km – 9h10min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally - Ubajara (CE) a Canindé (CE) - 325 km – 9h21min de prova
Bikes – Santa Quitéria (CE) a Canindé (CE) - 81 km, com 1.550 m de ascensão

30/1 – sábado – 4º dia
Motos – Canindé (CE) a Aquiraz (CE) - 194 km – 5h45min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – Canindé (CE) a Aquiraz (CE) - 197 km – 5h46min de prova
Bikes – Guaramiranga (CE) a Maranguape (CE) - 83 km, com 1.450 m de ascensão

Fonte: PIOCERA/ DA REDAÇÃO