Piauí recebe mais 11 mil doses da CoronaVac para imunizar profissionais de saúde
Piauí recebe mais 11 mil doses da CoronaVac para imunizar profissionais de saúde
25/01/2021 - 20:36
O Piauí recebeu nesta segunda-feira (25) mais 11 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, contra a Covid-19. Os imunizantes vieram em um voo comercial, que desembarcou às 18h no Aeroporto Senador Petrônio Portella, na Zona Norte de Teresina.
Foto: Divulgação/Sesapi
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), esse lote será utilizado para continuação da imunização dos profissionais de saúde. As doses serão distribuídas ainda nesta terça--feira (26) para todos os municípios piauienses.
Além das vacinas desta segunda-feira (25), o estado recebeu 61 mil doses da primeira remessa da CoronaVac e, segundo a Sesapi, estas serão utilizadas para aplicação da primeira e segunda doses nas mesmas pessoas, que não podem tomar vacinas de origens diferentes. As 24 mil doses da Vacina de Oxford, que chegaram nesse domingo (24), irão imunizar outras pessoas.
"Como a segunda dose da vacina deve ser aplicada no prazo de 12 semanas, vamos destinar todo o montante de doses recebidas para imunizar os profissionais de saúde", destacou o secretário de saúde, Florentino Neto.
De acordo com a vacinômetro, ferramenta que acompanha a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19, no estado 13.113 pessoas já receberam a primeira dose da Coronavac. Do total, 12.831 doses foram recebidas por profissionais de saúde, 264 por idosos residentes em instituições de longa permanência e nove pessoas com deficiência institucionalizadas.
Vacinação no Piauí
O Piauí recebeu as primeiras doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 na última segunda-feira (18). Ao todo, foram 61.160 doses. Como são duas injeções para imunizar cada pessoa, 30.580 piauienses devem ser vacinados. O número representa cerca de 1% da população piauiense, que é de 3,2 milhões de pessoas.
Em cerimônia simbólica no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, foi o primeiro piauiense a receber o imunizante. As doses já chegaram aos 224 municípios piauienses.