Piauí receberá lote de 24 mil doses da vacina de Oxford neste domingo

Piauí receberá lote de 24 mil doses da vacina de Oxford neste domingo

24/01/2021 - 07:13

O estado do Piauí vai receber na tarde deste domingo (24) 24 mil doses da vacina de Oxford. A informação foi anunciada pelo Ministério da Saúde, que enviou aos governadores uma tabela com a quantidade de doses que cada estado receberá das 2 milhões de doses que chegaram da Índia na última sexta-feira. 

Foto: Roberta Aline 

O desembarque do novo lote de vacinas no Piauí está previsto para acontecer às 14h15, no Aeroporto Senador Petrônio Portela. 

As novas doses serão destinadas, prioritariamente, aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à doença, na capital e no interior do Estado. Idosos que vivem em abrigos também devem ser priorizados nesta fase da imunização. 

O secretário de Saúde, Florentino Neto, comemorou a chegada do novo carregamento de vacinas ao Piauí. Ele destacou que distribuição das novas doses deve ser iniciada ainda no domingo pela Coordenação de Imunização do Estado, seguindo a mesma logística adotada com as primeiras doses que chegaram no início da semana. 

“A partir de amanhã, já iniciaremos as rotas terrestres de distribuição, e na segunda-feira, às 6 horas da manhã, as rotas por via aérea. Desta forma, até segunda-feira a vacina estará em todas as regionais de saúde, para que assim nos possamos continuar a vacinação deste primeiro grupo estabelecido pelo programa nacional de imunização”, destacou Florentino. 

Na última segunda-feira, 18 de janeiro, o Piauí recebeu 61 mil doses da vacina coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o Laboratório Chinês Sinovac. 

Estados

De acordo com a tabela divulgada pelo Ministério da Saúde, São Paulo é o estado que vai receber mais doses do imunizante: 501.960.

Com direito a 190.500 doses, Minas Gerais aparece na segunda colocação, seguido do Rio de Janeiro, que receberá 185 mil doses da vacina de Oxford. 

O Amazonas, que vivencia um colapso no sistema de saúde, vai receber 132.500 doses da vacina. Desse total, 100 mil devem ser destinadas apenas para a capital, Manaus. 

Fonte: cidadeverde.com