Para 68% dos brasileiros, 2021 será melhor do que 2020, aponta Datafolha

Para 68% dos brasileiros, 2021 será melhor do que 2020, aponta Datafolha

01/01/2021 - 11:06

Desde a infância, o engenheiro agrônomo Fernando Lima, 44, tem um apelido: Bacana. Era uma alusão ao personagem da série Armação Ilimitada -maiores de 40, certamente, vão entender. O tempo tratou de ir provando que a alcunha lhe cabia. Como é um cara otimista, alegre e querido por todos, Bacana se tornou um nome natural para ele.

Foto: Roberta Aline

Apesar dessas características, Bacana sabe reconhecer quando algo não vai nada bem. Foi assim no começo do ano, quando teve todos os sintomas da Covid-19, passou 14 dias isolado e outros tantos até o paladar e o olfato voltarem ao normal.

"Tive sintomas de Covid e, na época, não era tão simples fazer o PCR", diz. Apesar do susto, Bacana termina este ano sem que mais ninguém da sua família tenha adoecido, empregado e ele próprio com saúde.

Assim como 2 em cada 3 brasileiros, de acordo com pesquisa Datafolha, Bacana confia que 2021 será melhor do que o ano que termina agora. "Levando em consideração o atual cenário mundial, restrições e desafios em razão da pandemia e tendo em vista o início da vacinação, acredito que 2021 será melhor em nível mundial", afirma. "Claro, isso lembrando que a pandemia não é o único problema que a humanidade enfrenta, mas seria um bom começo de ano."

A pesquisa apontou que 68% afirmam que 2021 será melhor do que 2020. Quando a pergunta é voltada não apenas para si próprios, mas para os brasileiros em geral, esse índice cai para 58%.

"Também acredito que com a superação do quadro restritivo imposto pela pandemia, há uma tendência de melhoria, mesmo que branda, na situação do povo brasileiro", diz o engenheiro agrônomo. "Digo isso porque, pelo menos a rotina que existia, trabalho, escola e atividades econômicas, caminhariam para uma normalização."

Foram entrevistados 2016 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A pesquisa foi feita dessa forma para evitar o contato pessoal entre pesquisadores e respondentes devido à pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 191 mil brasileiros.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A coleta de dados aconteceu entre os dias 08 e 10 de dezembro de 2020.

O otimismo em relação ao próximo ano se mostrou sensivelmente maior nas regiões Norte/Centro-Oeste (79%). No Nordeste esse índice foi de (70%). No Sul e Sudeste, 63% e 64%, respectivamente.

Fonte: CIDADE VERDE