Sementes misteriosas da China tem praga e apresentam risco ao Brasil

Sementes misteriosas da China tem praga e apresentam risco ao Brasil

28/11/2020 - 10:55

O Ministério da Agricultura analisou, até o momento, 36 amostras de pacotes de sementes não solicitadas que chegaram via Correios na casa dos brasileiros. As análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), referência em sanidade vegetal, indicam que parte das amostras apresenta mais de uma praga em seu conteúdo. Conforme comunicado do ministério, no total, 47% das amostras já analisadas apresentaram risco fitossanitário ao País.

No Piauí, as sementes começaram a aparecer em setembro. A técnica de enfermagem Márcia Pessoa recebeu sete pacotinhos com diferentes tipos de sementes, de origem chinesa. Os pacotinhos chegaram até a casa de Márcia por meio de um produto comprado via internet. Eles estavam na mesma embalagem. 

Após avaliação de risco fitossanitário, realizada pela área técnica do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do ministério, foi identificado que uma amostra continha a espécie Myosoton aquaticum, praga ausente no Brasil e com potencial para ser considerada quarentenária, ou seja, com risco de estabelecimento no País e de causar danos fitossanitários. Essa espécie apresenta resistência a herbicidas, o que torna seu controle difícil. A introdução dessa planta daninha no País pode ter impacto econômico negativo.

Fonte: CIDADE VERDE