Conselho alerta sobre riscos da automedicação de antibióticos

Conselho alerta sobre riscos da automedicação de antibióticos

21/11/2020 - 06:38

Na semana mundial de conscientização sobre o uso de antibióticos, que acontece de 18 a 24 de novembro, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) alerta sobre o consumo irracional destes medicamentos, que administrados de forma incorreta ou excessiva, podem trazer sérios riscos à saúde da população como intoxicação, resistência bacteriana, alergias e outros.

Foto: Roberta Aline

Os riscos que os antibióticos pode oferecer é um assunto que há muito tempo se discute, mas os casos de intoxicação e o desenvolvimento de superbactérias em pacientes continuam altos. Até 2050, segundo informe da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em 2019, a resistência microbiana (doenças resistentes a antibióticos) poderá estar associada a 10 milhões de mortes anuais, sendo que atualmente, acredita-se que pelo menos 700 mil pessoas morrem por ano devido à essa resistência microbiana.

O presidente do CRF-PI, Luiz Júnior, destaca que o maior risco do uso inadequado desses fármacos é o fato das bactérias desenvolverem resistência, criando as chamadas superbactérias. "São aquelas que, por alguma mutação, conseguem sobreviver ao princípio ativo dos bactericidas, repassando essa capacidade a seus descendentes e sendo assim, os antibióticos perdem a sua eficácia, resultando em um número muito grande de bactérias que não são combatidas pelos medicamentos existentes, levando inúmeras pessoas à morte", explica Júnior.

Fonte: cidade verde