Cresce em 30% número de mortes em casa por doenças cardíacas

Cresce em 30% número de mortes em casa por doenças cardíacas

22/09/2020 - 10:41

As mortes de homens entre 30 e 39 anos cresceram em 25% no período de 16 de março a 31 de agosto, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Entre as mulheres, no mesmo período que coincide com o início da pandemia e na mesma faixa etária, o aumento foi de 16% comparado ao ano anterior. Nos primeiros três meses da pandemia, o aumento foi de 32% de mortes de pessoas em casa em todas as faixas etárias, vítimas de doenças cardiovasculares. 

Foto: Jornal Opinião Goiás 

Marcelo Queiroga, presidente da SBC, alerta que as doenças cardiovasculares são um problema de saúde pública em todo o mundo e matam mais de 18 milhões por ano. No Brasil, são 14 milhões de pessoas com doenças do coração e mais de 380 mil óbitos por ano, uma média de 1 mil mortes por dia. Ele acrescenta que a situação tem piorado devido à Covid-19, doença que agrava, em pelo menos três vezes, o risco de morte entre os cardiopatas, e orienta que as pessoas retornem às consultas médicas. 

"A SBC, desde o primeiro momento, tem alertado a população dessas implicações. Sobretudo da necessidade dos indivíduos, sobretudo, quando apresentarem dor no peito, falta de ar, suor frio e palidez, procurar a urgência cardiológica. No início da pandemia, muitas pessoas ficavam com receio de ir ao hospital com medo de contrair o novo coronavírus. Sabemos que existe a necessidade de distanciamento social, mas diante de sintomas clássicos de doença cardíaca tem que procurar o hospital, senão o risco de mortalidade aumenta", orienta Queronga. 

Fonte: CIDADE VERDE