Pesquisa aponta que 32% dos alunos do país não têm um ambiente tranquilo para estudar

32% dos alunos do país não têm um ambiente tranquilo para estudar

22/06/2020 - 23:21

A pandemia do novo coronavírus tumultuou os calendários estudantis. As desigualdades sociais ainda acentuam as dificuldades para acompanhar o ano escolar. É o que mostra uma pesquisa feita com jovens de todo o Brasil pela Unesco, o Conselho Nacional da Juventude, pela Aliança em Movimento, que reúne organizações de apoio a jovens e pela Fundação Roberto Marinho.

 

São os efeitos da pandemia na educação, de Norte a Sul do Brasil. Uma pesquisa revela o olhar de 33 mil jovens estudantes que tiveram que se adaptar a uma rotina diferente. Nem sempre é fácil. Para 32% dos alunos, falta um ambiente tranquilo para estudar em casa.

 

As respostas dessa pesquisa vão ajudar a traçar políticas públicas para a educação. “Qual política implementar, onde está a prioridade, onde está o principal gargalo, porque, no final das contas, a gente tem que olhar para os desafios do presente, mas principalmente o que a gente vai fazer para superar os desafios dessa pandemia”, observa Marcos Barão, vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude.

 

A pesquisa mostrou que os jovens, apesar de todas as dificuldades, ainda conseguem fazer planos, enxergar uma vida melhor, mas, é claro, têm pressa. E, para uma grande parte dessa população, o estudo é a única arma. Por isso, adiar o sonho por causa da pandemia tem sido uma frustração difícil de lidar. E desistir da escola, passou a ser uma opção.

 

Fonte: jornal nacional