Pandemia provoca redução de 50% de doação e Hemopi entra em estado de alerta

Pandemia provoca redução de 50% de doação e Hemopi entra em estado de alerta

15/06/2020 - 06:19

Neste domingo (14) é celebrado o  Dia Mundial do Doador de Sangue. É nesta importante data que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) faz um apelo que os doadores compareçam aos bancos de sangue do Estado. 

Fotos:Roberta Aline

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, disse ao Cidadeverde.com que o Hemopi está em "estado de alerta" e que o número de doações de sangue durante a pandemia de Coronavírus reduziu 50%.  

 

Antes dos registros dos casos de Covid-19, o Hemopi recebia uma média de 4 mil doações mensais. Agora, o número caiu para 2 mil.  Neste mês de Junho,o Junho Vermelho, o Hemopi realiza uma série de ações para atrair novos doadores e desmistificar a doação de sangue. 

 

"A gente aproveita para dizer que não temos evidência de contágio do coronavírus através da transfusão  de sangue e durante a doação de sangue estamos obedecendo as medidas sanitárias e o processo de doação de sangue está seguro", ressalta o diretor Jurandir. Inclusive, uma cabine de desinfecção foi instalada na frente do Hemopi. 

 

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. O Hemopi buscou reforçar parcerias com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército e associações já que, com a medidas de isolamento, torcidas organizadas, faculdades, escolas e empresas, que mantinham doações  constantes, estão fechadas com o funcionamento reduzido.

Fonte: cidade verde