Rede estadual de ensino já conta com 100% das escolas com aulas remotas
Rede estadual de ensino já conta com 100% das escolas com aulas remotas
11/06/2020 - 20:37
O ensino remoto se tornou a melhor opção para as instituições de ensino darem continuidade às aulas, por conta do isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde pública e Estado diante da pandemia do novo coronavírus, que levou à suspensão temporária das aulas. Com o intuito de manter as atividades e disciplinas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recorreu a plataformas virtuais, em um modelo de ensino a distância.
Sabendo que a aula remota não é uma modalidade de ensino, e sim uma solução rápida e acessível para muitas instituições, e devido à medida preventiva contra a disseminação da Covid-19, a Seduc adotou o modelo como regime especial de aulas, durante a vigência do decreto emergencial que as suspende no ambiente escolar, com a elaboração de um plano de ação pedagógica que apresentou vários resultados positivos.
A mudança, que levou as aulas presenciais para um ambiente virtual, levantou muitas dúvidas, que rapidamente foram solucionadas. As escolas tiveram total autonomia para planejar e implementar novas estratégias de acordo com as especificidades. Uma das ferramentas é o programa de mediação tecnológica, Canal Educação. Por meio dessa plataforma, a Seduc disponibiliza os links das aulas e material de todas as disciplinas.
Desde 2012 a secretaria oferta o Programa de Educação com Mediação Tecnológica, o sistema que mescla transmissão de aulas via satélite e interatividade em tempo real entre professores (no estúdio) e alunos (nas salas de aulas espalhadas por todo o Piauí com um profissional de ensino), permitindo uma mediação interativa que vem revolucionando a educação no estado desde então.
Plano de ação especifico
As escolas que não ofertam mediação, criaram seus planos de ação, baseados nas diretrizes do documento da secretaria, pensando quais ferramentas têm melhor condição de uso. A escola, por sua vez, pensou estratégias, utilizando outras ferramentas de sala de aula, como, por exemplo, aplicativos de videoconferência e recursos de pesquisa. As unidades tiveram prazos e data limite para concluir a análise e devolutiva, conforme cronograma proposto.
O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, afirma que tiveram casos de escolas que se negaram a adotar o novo plano. “Essas escolas, com o passar dos dias e vendo todos os resultados, começaram o processo de retomada das aulas seguindo o novo plano. Tivemos momentos distintos, onde algumas escolas adotaram o novo sistema de aulas remotas bem no início, outras depois, e outras num terceiro momento. Com isso, iremos gerenciar escola por escola, pois não teremos mais um calendário de rede, mas um calendário por escola. O trabalho dos professores, que estão se desdobrando para encontrar as melhores soluções de adaptação a essa nova realidade, foi de extrema importância. Trabalhamos para que a educação não pare e continue chegando a todas as modalidades e em todas as escolas de maneira eficaz e com qualidade. Todos, professor, escola, coordenador, gerente, técnico e aluno, juntos, contribuindo para que isso aconteça da melhor forma. É muito gratificante ver o empenho de todos e o bom resultado disso”, comenta o gestor.