Com isolamento e renda menor, brasileiro consome menos e foca em produtos básicos
Com isolamento e renda menor, brasileiro consome menos e foca em produtos básico
27/04/2020 - 09:35
As transformações sociais impostas pelo avanço do coronavírus fizeram com que o brasileiro mudasse seus hábitos de consumo. Depois de estocar itens de higiene para enfrentar o período de isolamento e registrar uma queda na renda com a piora econômica recente, o consumidor começou a optar por uma cesta menor e focada em produtos de necessidade do dia a dia.
Foto: Celso Tavares
Durante a primeira semana de isolamento, a cesta média de compras do brasileiro passou a incluir linguiça, embutidos, água sanitária e mineral, além de frango, mostra um estudo realizado pela Kantar. Já itens de higiene, como absorventes, desodorantes e creme dental, perderam espaço.O período analisado pelo levantamento faz a comparação da cesta de consumo da semana de 23 de março, quando teve início o período mais severo de isolamento.
A Kantar faz a apuração do tamanho da cesta em número índice - quanto maior a quantidade de itens comprados, mas alto é esse índice. Do período do pré-isolamento ao início da primeira semana do distanciamento, houve retração na quantidade de itens comprados em todos os estratos da sociedade.
- O tamanho da cesta da classe da A/B recuou de 116 para 94;
- Da classe C caiu de 115 para 92
- Da classe D/E diminuiu de 103 para 86.