Governo do Piauí divulga recomendações sobre o Covid-19 a servidores estaduais

Governo do Piauí divulga recomendações sobre o Covid-19 a servidores estaduais

16/03/2020 - 09:05

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem realizando uma série de ações de conscientização para o combate do coronavírus (Covid-19) recomendadas pelo Ministério da Saúde e divulgou neste domingo (15/03), orientações aos servidores e empregados públicos do Governo do Estado do Piauí.

“Neste momento, é importante que todos atuem com tranquilidade e responsabilidade de maneira a prevenir e contribuir para conter o avanço da transmissão do Covid-19. Portanto, é imprescindível que todos os servidores e empregados públicos adotem as ações preventivas diárias e sejam multiplicadores dessas informações no seu trabalho e junto aos seus familiares”, diz o comunicado.

As recomendações orientadas são: lavar frequentemente as mãos com água e sabonete; alternativamente, higienizar as mãos com álcool em gel à 70%; cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas; evitar aglomerações, dando preferência à realização de reuniões virtuais; manter os ambientes bem ventilados. Se possível, abrir portas e janelas utilizando menos o ar condicionado; não compartilhar objetos pessoais; ter cuidado ao utilizar os banheiros públicos; manter limpas e desinfetadas com álcool à 70% ou hipoclorito (1% a 2%) todas as superfícies que são de maior manipulação como por exemplo: corrimão de escada, maçanetas de portas, celulares, bancadas de trabalho, teclado de computadores, dentre outras;

Também está sendo orientado que, caso o servidor ou empregado público tenha recentemente retornado de viagem a algum lugar onde o número de casos se encontra aumentando, reservar-se por um período de sete dias, principalmente, se forem pessoas acima de 60 anos, por ser o grupo mais vulnerável ao Covid-19; buscar o serviço de Saúde, quando apresentar sintomas compatíveis com o Covidd-19 como febre, tosse e/ou dificuldade para respirar. Caso você seja um paciente suspeito, ao ser atendido pela unidade de saúde, será feita uma notificação pelo profissional de saúde, realizada coleta de amostras de material e enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) para análises.

O Governo esclarece ainda que não existe necessidade de uso de máscaras, apenas se você apresentar sintomas e for a um serviço de saúde. Lá você terá disponível uma máscara cirúrgica, com o objetivo de reduzir a propagação do vírus naquele ambiente que você está sendo atendido.

É importante ter cuidado com as informações divulgadas. Consuma apenas as que sejam provenientes de fontes confiáveis de órgãos oficiais dos governos federal, estadual e municipal. Não repasse quando você não tem certeza da origem da fonte.

Fonte: CCom/PI