Coronavírus: atitudes individuais são fundamentais para controle do vírus
Coronavírus: atitudes individuais são fundamentais para controle do vírus
15/03/2020 - 07:14
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está sugerindo medidas para os governos e também para as pessoas para tentar conter a pandemia do novo coronavírus. A organização tem reforçado a importância das atitudes de cada pessoa para tentar controlar a disseminação da doença e também manter a sustentabilidade dos sistemas de saúde. O G1 conversou com alguns especialistas para entender como as atitudes individuais podem fazer a diferença contra a Covid-19.
Segundo os especialistas ouvidos pelo G1, todas as medidas tomadas até agora estão sendo para evitar o colapso no sistema de saúde. A ideia é que a infecção não aconteça em um número grande de pessoas ao mesmo tempo para que haja um prazo maior de ação. Por isso, segundo eles, as atitudes individuais e coletivas de prevenção são fundamentais.
Alguns dos pontos destacados pelos especialistas, são:
- As principais forma de ações individuais são: higienizar as mãos, tossir ou espirrar no braço e evitar sair de casa no caso de sintomas.
- As principais ações coletivas, são: evitar aglomerações e ir em hospitais somente em caso de emergência.
- Caso haja uma contaminação rápida e elevada da população, o sistema de saúde pode entrar em colapso.
- Um dos pontos de atenção, no Brasil, é a quantidade de leitos de UTI, que pode ser um problema em caso de descontrole dos contágios.
- As atitudes tomadas pelos agentes públicos são para evitar o colapso.
- As ações só funcionarão se houver colaboração da sociedade.