Europa é agora o centro da pandemia de coronavírus, diz OMS
Europa é agora o centro da pandemia de coronavírus, diz OMS
14/03/2020 - 06:24
A Europa, e não mais a Ásia, é o centro global da pandemia de coronavírus, afirmou o diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta sexta (13) na Suíça.
Com 30.330 casos da doença registrados até a 0h desta sexta (13), 27.588 dos quais ainda em tratamento, o continente está sendo mais afetado que todo o resto do mundo somado, sem contar a China.
Os casos registrados nos outros países eram 23.929, com 18.582 ainda ativos.
Entre os ainda doentes na Europa, estão em estado grave 1.529 pacientes, ou 5,5% do total.
Até o começo desta sexta, 1.208 mortes já haviam ocorrido por complicações da Covid-19, o dobro do registrado em todos os outros países menos a China: 605.
Em fase de progressão geométrica de contágio, em que os números se multiplicam de um dia para o outro, a Europa registrou na quinta 254 novos casos da doença e 1 morte.
Nesta sexta, Noruega e Ucrânia anunciaram o primeiro caso de morte por causa do coronavírus.
A expansão da doença na Europa também ampliou o anúncio de medidas mais drásticas e de novos planos de socorro para empresas e trabalhadores afetados pela pandemia.
Até a metade do dia, já haviam anunciado estado de emergência, que permite restrições de mobilidade, racionamento e requisição de bens e serviços, seis países: Portugal, Espanha, Polônia, Estônia, Letônia e República Tcheca.