Mais de 60% dos países atingidos pelo Covid-19 têm apenas casos importados
Houve transmissão local da doença em 37,5% dos países afetados
03/03/2020 - 08:46
Levantamento feito pelo G1 com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que, dos 64 países que relataram casos de Covid-19, 39 deles, incluindo o Brasil, têm apenas casos importados da doença - de pessoas que se infectaram fora de seus territórios - , o equivalente a 61% do total.
Foto: AP Foto Vahid Salemi
Outros 24, que somam 37,5%, registraram transmissão local - de pessoas que se infectaram dentro do país que reportou o caso. Um país, Mônaco, ainda tem um caso sob investigação.
A apuração do G1 levou em consideração os casos que foram reportados à OMS até a manhã desta segunda-feira (2), dois meses depois do primeiro registro da doença em Wuhan, na China, em 31 de dezembro de 2019.
Para o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o número de países afetados reforça a necessidade de contenção do vírus. Em coletiva nesta segunda (2), Ghebreyesus e outros especialistas da entidade afirmaram que “não hesitariam” em declarar uma pandemia da doença, mas que não acreditam ter chegado a este ponto ainda.