Sem tributação, gasolina custaria quase a metade do que é cobrado hoje
Sem tributação, gasolina custaria quase a metade do que é cobrado hoje
07/02/2020 - 11:40
Alvo de constante reclamação por grande parte da população, o valor da gasolina e do diesel cobrado em postos de combustíveis poderia ser bem menor do que o praticado atualmente caso os tributos, federal e estadual, que incidem sobre o mesmo fossem zerados.
No Piauí, o preço da gasolina poderia chegar próximo da metade do que se paga atualmente, já que cerca de 29% do valor do litro corresponde a encargos estaduais referentes ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), uma das mais altas do país, e outros 15% da tributação federal por meio de PIS/Pasep, Cofins e Cide.
Algo semelhante aconteceria em relação ao diesel, onde a composição do preço do litro comercializado nos estabelecimentos piauienses é de 18% correspondente a cobrança do ICMS e 9% dos tributos federais citados anteriormente, ou seja, uma redução de 27% do custo atual.
Um estudo realizado no final de 2019 por uma empresa especializada em gestão de frotas e meios de pagamento em 20 mil estabelecimentos do país, constatou que o Piauí possuía a gasolina mais cara do Nordeste.