Ceará é vice-líder em competitividade no NE, segundo empresários
Ceará é vice-líder em competitividade no NE, segundo empresários
29/01/2020 - 08:33
Com localização geográfica considerada estratégica pela proximidade com Estados Unidos e Europa, além de se destacar pela conectividade da malha aérea e pela operação do Porto do Pecém, o Ceará parece concentrar algumas das melhores oportunidades de negócios para 2020. É o que revela pesquisa realizada pela American Chamber of Commerce - ou Câmara Americana de Comércio (Amcham-Brasil).
Foto: Carlos Marlon
Conforme a publicação, o Estado foi listado pelo empresariado do Nordeste como o segundo mais competitivo da região, com 30% das respostas, atrás apenas de Pernambuco, considerado liderança em competitividade por 46% dos entrevistados.
Além dos estados do Ceará e de Pernambuco, integram a "quadra" de competitividade da região a Bahia, vista como o mais competitivo por 22% do empresariado entrevistado, e o Rio Grande do Norte, que aparece no levantamento com 1% das respostas.
Na avaliação da superintendente da região Nordeste da Amcham Brasil, Alessandra Andrade, Ceará e Pernambuco não ficam tão consideravelmente afastados em competitividade. Para ela, o Ceará, assim como Pernambuco, também se destaca quanto à disponibilidade tecnológica.
De acordo com a análise do presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Ricardo Coimbra, a economia do Estado ao longo dos últimos anos se tornou mais atraente aos olhos dos investidores. "O Ceará possui uma boa capacidade de organização das contas, gerando uma potencialidade para atrair parceiros", explica, mencionando também os investimentos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) e a expansão da malha aérea local.
O levantamento da AmCham Brasil considerou as opiniões de CEOs, presidentes, vice-presidentes e sócios, além de diretores, gerentes, coordenadores, supervisores, entre outros cargos em companhias na região Nordeste.