Famosos se despedem de Kobe Bryant
Famosos se despedem de Kobe Bryant
27/01/2020 - 09:24
Um dos maiores nomes do basquete nos deixou na tarde deste domingo (26). Kobe Bryant morreu, aos 41 anos, em um acidente de helicóptero em Calabasas, na Califórnia. A notícia comoveu o mundo e diversos famosos e personalidades publicaram sua despedida ao ícone da NBA.
Eles estariam indo para um jogo de basquete da filha mais velha, Giana, de 13 anos, assim como mais um pai e filha, que não sobreviveram ao acidente. Segundo informações divulgadas pela “ESPN”, ao contrário de cinco, haviam nove pessoas no helicóptero, sem sobreviventes.
Kobe deixa a esposa Vanessa e mais três filhas: Natalia, Bianca e Capri, com somente sete meses.
Foto: Reuters
O astro americano nasceu em 23 de agosto de 1978, na Filadélfia. Ele jogou os 20 anos de sua carreira com o Los Angeles Lakers, foi All-Star da NBA 18 vezes e venceu o MVP da liga em 2008. Dono das camisa 8 e 24 dos Lakers, Kobe venceu o título cinco vezes: 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010.
O impacto devastador da morte de Kobe Bryant se alastra por dois caminhos dolorosos. Primeiro, a tragédia humana, potencializada pela presença da filha Gianna, de 13 anos, no helicóptero que caiu na cidade de Calabasas, na Califórnia. Depois, pelo impacto gigantesco que o astro do Los Angeles Lakers teve na comunidade do basquete em um momento muito especial. O contexto das últimas décadas ajuda a explicar tamanha comoção. Kobe não foi o maior ou o melhor jogador de todos os tempos. Mas foi o primeiro grande ídolo de massa da época em que a magia da NBA se espalhava pelo mundo em velocidade assustadora.
Michael Jordan ocupa, com justiça, o topo do olimpo. Mas sua carreira, de 1994 a 2003, viveu o auge em um período pré-internet, antes das redes sociais. Jordan foi gigante globalmente, mas antes dos memes, dos vídeos curtos, da arte de se tornar viral. Kobe, além de ter abraçado com classe inigualável a missão de ocupar o vácuo deixado por Jordan como dono da NBA, brilhou em escala global. Seus jogos já eram transmitidos para todo o planeta, seus lances já ecoavam pelo Twitter, pelo Facebook, pelo Instagram, pelo Whatsapp.
No Brasil, por exemplo, é incontável o número de garotos e garotas que começaram acompanhar o esporte por causa de Bryant. O fato de defender uma das franquias mais tradicionais da história também ajudou, claro. O Los Angeles Lakers é uma fábrica de lendas desde os anos 60: Jerry West, Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Shaquille O’Neal... até LeBron James passou a vestir roxo e dourado. Formados ou não em Los Angeles, alguns dos maiores nomes da história da bola laranja brilharam no time mais hollywoodiano do mundo. Não por acaso, a entrada do ginásio Staples Centers é lotada de estátuas, que atraem turistas e fãs do basquete, seja em dia de jogo ou até fora da temporada.