Brasil tem recorde de trabalhadores domésticos: seis milhões
Brasil tem recorde de trabalhadores domésticos: seis milhões
07/01/2020 - 08:19
No fim de 2019, o Brasil registrou um número recorde de trabalhadores domésticos: mais de seis milhões - e a maioria sem carteira assinada.
Mais de seis milhões de pessoas trabalhavam como empregados domésticos no trimestre encerrado em novembro, um recorde, segundo o IBGE. Desse total, 4,5 milhões estão sem carteira assinada. Ou seja, sete em cada dez trabalhadores desse ramo não têm carteira assinada. Além disso, a remuneração mensal de 2019 foi a menor desde 2015.
“O trabalhador doméstico no Brasil é um sobrevivente porque aceita a condição da informalidade porque tem obrigações. É um mercado em que 93% dos trabalhadores são mulheres, muitas delas são as únicas provedoras do lar”, disse Mário Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal.
Segundo o economista Manuel Thedin, os milhões de brasileiros que estão no mercado de trabalho doméstico são o reflexo da crise econômica que começou em 2015.
“As pessoas perderam o emprego formal, estavam com carteira assinada, perderam esse emprego e não podem se dar ao luxo de não fazer nada. Então, muita gente voltou para esse mercado de trabalho doméstico, que tinha diminuído bastante com a melhora da economia e com o aumento da oferta de emprego”, explicou.
Não era o que o casal planejava, mas já está dando para sonhar com dias melhores.